Respiração Branquial


A respiração branquial ocorre em peixes, crustáceos e nos moluscos aquáticos (trocas de gases nas brânquias, que contêm finas lamelas onde ocorre a troca gasosa por difusão entre o sangue capilar e a água) , mas existem outras formas: cutânea (por difusão simples, que ocorre, por exemplo, nos poríferos e nos celenterados), a pulmonar dos cetáceos (mamíferos marinhos, que precisam, de tempos em tempos, is à superfície para respirar) e até mesmo a cloacal de tartarugas marinhas (grandes bolsas na região cloacal com revestimento altamente vascularizado e numerosas vilosidades funcionando para a respiração).
Respiração Pulmonar


é o processo reparatório realizado especialmente pelos alvéolos localizados nos pulmões, que permite a entrada do oxigênio no sangue e a saída do gás carbônico pelos pulmões.
Respiração Cutânea


A respiração cutânea ocorre em animais que não apresentam estruturas especializadas para a realização de trocas gasosas(a respiração pulmonar pode representar 70% e a respiração cutânea pode chegar a contribuir com 30% do total). Nesse estágio evolutivo, estas se realizam por difusão realizada pela, ou pelas, células superficiais. Esse tipo de respiração ocorre em protistas, poríferos, criandários platelmintos, asquelmintos, anelídeos e cefalocordados. Ocorre também, não como única forma de trocas gasosas, em anelídeos poliquetas, moluscos e até mesmo em anfíbios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário