As cruzadas religiosas ocorreram no final da idade média em boa parte da Europa Ocidental. Seu Principal objetivo era expansão de cristianismo por territórios dominando pelo Islamismo e outras religiões.
As cruzadas conseguiram unir as vontades da igreja cátolica com o desejo dos reis absolutistas de domínio dos nascentes países europeus. Os imperadores viajavam em conjunto com as suas tropas invadiam e matavam inimigos em nome da fé.
A palavra cruzada deriva de cruz e esse era o principal símbolo que representou tais guerras religiosas conhecidas também como "guerras santas". Vários absurdos ocorreram nesse período, dentre eles cabe destacar a cruzada das crianças na qual foram enviadas para lutar, a consequência obvia o extermíno de milhares de inoscentes.
Alguns reis como Ricardo Coração de Leão foram as cruzadas e não mais voltaram. Dessa forma, essas guerras religiosas marcaram a história da humanidade pelo seu caráter violento e sanguenário em nome de Cristo, mas o verdadeiro motivo certamente foi a busca de poder político e econômico.
Diante de esposto as cruzadas é um tema fundamental pra compreensão do declínio do feudalismo e o nascimendo da idade moderna conascensão do capitalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário